sexta-feira, 1 de abril de 2011

Reflexão sobre a educação contemporânea

Quando meus pais estudavam a educação era extremamente rígida. O castigo como a palmatória, a extrema obediência ao professor e aos pais era o que de mais importante se exigia da juventude. Havia uma autoridade, disciplina e moral acima de qualquer atitude. Isso os teria tornado pessoas melhores?
Quando eu estudei, a educação era disciplinada, a obediência e o castigo eram algo requisitado pelos pais e professores. Os castigos eram menos severos. A palmatória já não era utilizada. Havia disciplina e moral. A dedicação era algo muito apreciado por todos ao redor. Isso nos tornou pessoas melhores?
Quando os jovens de hoje estudam, estes são libertários de qualquer ciclo de obediência e/ou disciplina. Os professores não podem chamar a atenção dos alunos, porque senão eles estão os humilhando. Alunos quando não atingem um nível de conhecimento numa determinada matéria não podem ser reprovadas. As mesmas têm que seguir para o próximo ano letivo. Quando o aluno sente-se contrariado com um professor ele grita com o “mestre”, arranha seu carro, esfaqueia ou atira nele. Isso os tornará pessoas melhores?
O que fazer para as pessoas serem pessoas com instrução moral e educacional?

Nenhum comentário:

Postar um comentário